sexta-feira, 9 de maio de 2014

SOA

SOA: Benefícios para o Negócio







As equipes ligadas à área de Tecnologia constantemente argumentam sobre os benefícios de uma implementação de SOA (arquitetura orientada a serviços) para a companhia, mas geralmente não a partir da perspectiva dos negócios, deixando de enfocar três conceitos fundamentais: controle, agilidade e custo. Se a área de TI não for capaz de demonstrar o impacto de um projeto de SOA para cada uma dessas três necessidades de Negócio, dificilmente haverá sucesso na implementação. Ou ela não sairá do papel ou então será vista pela empresa como apenas mais uma tecnologia. 



O ponto central da SOA é que com ela a área de Negócios pode dizer somente o que fazer e do que ela precisa, e não como fazer. O funcionário de negócio que solicita algo à TI não tem que se preocupar em saber sobre como o serviço será feito. Por que ele tem que entender de SAP, Oracle Financials, Siebel, mainframes e outras tecnologias se o que ele procura é desenvolver uma atividade relacionada a negócios e não à tecnologia? 



Essa falta de integração entre as áreas de TI e negócios tem levado a alguns erros no mundo corporativo. O caso dos sistemas de gestão é um exemplo típico. Com largas implementações de ERP, as empresas deixaram que os sistemas passassem a ditar os rumos dos negócios, em vez de fazer com que eles se ajustassem aos negócios à medida que fosse necessário. Outro exemplo pode ser observado com implementações de EAI (Entreprise Application Integration ou Integração de Aplicações de Negócio), que levaram as lideranças das empresas a centralizar processos-chave de negócios, em vez de delegar funções e permitir que gerentes de diversos níveis hierárquicos estivessem aptos a lidar com eles. 



No caso de SOA, o desafio é mostrar que a arquitetura orientada a serviços é um conjunto de melhores práticas que faz com que a área de TI, inclusive, seja gerenciada da melhor maneira, como qualquer outro departamento da empresa. Com esse controle sobre a área de TI, pode-se então conseguir agilidade e redução de custos. 



Em relação à agilidade, qualquer um sabe que condições de negócio podem mudar rapidamente. Agilidade é justamente a habilidade de dar resposta a essas condições em pouco tempo. A partir de uma perspectiva de TI, isso significa mudar a forma com que a equipe técnica lida com processos, seja por meio da implementação de novas aplicações, criação de novos canais, entrega de informação por outros meios (web browsers, análises gráficas, dispositivos móveis, etc) ou qualquer outra mudança significativa. 



Agora veja a vantagem de um gerente de negócios não ter que se preocupar com implementações tecnológicas, pois para ele nada muda. Se a equipe de TI quer substituir um sistema legado por uma aplicação mais moderna, ela pode. Se quiser terceirizar o processo de fatura com um especialista, não há problema. Ao deixar a gerência de negócios focar somente nos negócios, a equipe de TI pode também se preocupar só com a melhor maneira de suportar o negócio. 



Mas não é só isso. Uma organização estruturada em linhas de negócios pode se adaptar de acordo com as demandas do mercado. Hoje mais do que nunca, empresas são compradas, linhas de produto podem ser retiradas ou adaptadas, processos terceirizados. Se a equipe de TI se organiza da mesma maneira, ela poderá se adequar às mudanças rapidamente. 



Finalmente, vamos falar dos benefícios no que se refere a custos. Com SOA, uma empresa usuária de serviços e que precisa mudar seus processos de negócio pode fazer isso rapidamente, apenas com conhecimento no nível de negócios sobre os serviços envolvidos – o que permite mudanças muito mais rápidas e corte de custos, fazendo com que a companhia atinja os benefícios dos novos processos mais rapidamente. Se a empresa fornece serviços, poderá, com SOA, retirar um sistema legado caro e substituir por um de melhor custo sem nenhum trauma. 



Em qualquer um dos casos, o que antes só era feito com a colaboração de programadores - que precisavam de conhecimento técnico profundo – e de pessoas de negócios com forte orientação a processos - agora requer apenas conhecimento sobre serviços disponíveis e processos de negócios necessários. Vale ou não à pena explicar à área de Negócios essas vantagens? Esse é o desafio que as equipes de TI terão de enfrentar. 


Autor:  Luiz Camara
* Luiz Camara é presidente da InfoBuild Brasil, especializada em soluções de Business Intelligence e integração de aplicações.

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