sexta-feira, 23 de maio de 2014

Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining

Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining

Representação de um Data Warehouse
Data Warehouse é um deposito de banco de dados somente leitura para análise de grandes volumes de informações de outros sistemas, e realizar relatórios de dados acumulados de outros sistemas. O propósito do Data Warehouse será de fornecer um histórico de dados com a possibilidade de criar filtros detalhista afim de se encontrar uma relação pertinente e extrair uma possível informação que possa ser explorada, trazendo uma vantagem competitiva para o organização. Data Mart são banco de dados departamentalizados. A intenção do Data Mart é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados para responsabilidade de cada departamento. È possível trabalhar com Data Mart e Data Warehouse juntos numa organização, sendo os Data Mart departamentais coletores de dados de uma central de Data Warehouse. Data Minig é um processo, uma análise de vasculha de informações pertinentes na procura por padrões não conhecidos, baseando-se em padrões de hipóteses e descobertas. Os padrões de um Data Mining podem ser definidos como fórmulas, regras, funções, entre outras. Text Minig se assemelha muito ao Data Minig, é um processo de vasculha de informações, porém, por padrões ainda não conhecidos baseados em textos. As técnicas de Text Mining são úteis para procura de padrões em textos não estruturados em documentos, artigos, mensagens e sites da internet. Um exemplo seria o serviço de adwords do Google, ou políticas de rastreio de palavras proibidas em conversas chat de atendimento a suporte
Por Bruno Vieira

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