Transformando dados em vantagem competitiva
Motivação
Disponibilidade generalizada da informação, globalização da economia, os avanços tecnológicos, necessidade de ser competitivo, consumidores cada vez mais exigentes e novos canais de distribuição estão transformando os processos tradicionais de fazer negócio nas organizações.
Perguntas chaves tais como: o que realmente dirige o comportamento do consumidor, vale a pena segmentar ações de comunicação, é melhor lançar novos produtos ou melhorar o atendimento ao consumidor são as mesmas há 10 ou 20 anos, porém, hoje em dia, as respostas são completamente diferentes.
Empresas de sucesso em todo o mundo estão utilizando cada vez mais a tecnologia para viabilizar suas estratégias de negócio onde o cliente é o foco principal. O uso generalizado de redes de comunicação de dados, o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informações e a evolução constante da tecnologia de banco de dados oferecem uma oportunidade única para a captação de informações estratégicas sobre clientes e seus relacionamentos com empresas, produtos e serviços favorecendo a abertura de novos mercados.
Dentre as diversas tecnologias que disputam a atenção e preferência das empresas, a análise táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados como ferramenta alavancadora das estratégias de negócio - o data mining - é uma das mais efetivas para aproximar-se dos clientes, aumentar a rentabilidade dos negócios e explorar novas oportunidades.
O data mining é a ferramenta que permite direcionar os esforços de marketing a partir do conhecimento de quem são os nossos clientes, que produtos e serviços eles compram e quando, como e porque estes produtos são adquiridos. Após reconhecer quem é quem entre seus clientes segundo seu grau de fidelidade, o data mining pode atuar de forma contínua para aumentar o nível de relacionamento destes clientes, otimizando os esforços de mídia nos processos de aquisição de novos clientes.
Através do data mining é possível elaborar estratégias para transformar suspects em prospects, prospects em buyer e assim por diante até atingir brand advocate. Esta transformação de clientes eventuais ou mesmo não clientes em clientes fiéis deve ser o objetivo de qualquer empresa que pensa em estar viva no médio e longo prazo.
Em adição, o conhecimento profundo de cada cliente permite prever oportunidades de compra e antecipar as suas necessidades. Na medida em que identificamos o estágio de cada cliente no ciclo de vida podemos criar ações de marketing diferenciadas, escolhendo a qualidade, a mídia, a quantidade de mídia e a linguagem a ser utilizada, minimizando o risco e maximizando o retorno do investimento.
O segredo é saber oferecer seus produtos e serviços para o cliente certo, no momento ideal, com o preço adequado. Com clientes fiéis, as ações de marketing têm retorno efetivo e imediato, a receita unitária por cliente é maior e o empresário pode escapar do canibalismo da concorrência sobre suas receitas futuras.
O data mining representa, para muitas empresas, uma grande oportunidade para obter vantagens competitivas sobre os concorrentes, impactando de forma extremamente positiva sobre a taxa de resposta das campanhas promocionais. Além disso, o data mining ajuda na definição de mercado-alvo, otimiza investimentos com propaganda, aumenta a taxa de retenção de clientes, gera oportunidades de vendas não previstas, enfim, transforma o processo de marketing das empresas.
O uso táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados é um desafio tanto para a área de informática quanto para a área de marketing. Da perspectiva do marketing, a utilização desta tecnologia permite privilegiar atividades, produtos e market shares que maximizem o retorno de investimento, gerem maior impacto sobre os clientes e tenham menor risco. Da perspectiva tecnológica, elas são a conseqüência natural dos sistemas de informação necessários à captura, análise e compartilhamento de todas as facetas do relacionamento da organização com seus clientes.
fonte:http://portal.nce.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=60&Itemid=93
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