sábado, 6 de setembro de 2014

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

atividade de sistemas operacionais

As perguntas abaixo são relacionadas aos conceitos de Hardware e Software (Capítulo 2)
1-     O que é Hardware?
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2-     Dê dois exemplos  de dispositivos de:

Entrada: ________________________________________________________________________________

Saída: ________________________________________________________________________________
3-     Todos os componentes de um computador são agrupados em três subsistemas básicos. Quais são?
1________________________________________________________________________________

2________________________________________________________________________________

3________________________________________________________________________________
     4 – A CPU ou UCP é composta por dois componentes básicos (A Unidade de Controle-UC e Unidade lógica e aritmética - ULA).
A UC é responsável por controlar as atividades de todos os componentes do computador, mediante a emissão de pulsos elétricos gerados por um dispositivo. Este controle pode ser a gravação de um dado no disco ou busca por uma instrução na memória. O outro componente, ULA, é responsável por qual atividade?
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1-sabemos que os registradores são dispositivos de alta velocidade, localizados fisicamente na CPU, para armazenamento temporário de dados.  Temos registradores de uso geral e específicos.
De acordo com a definição, escreva o nome do registrador específico.
 (                ) é o registrador responsável por armazenar informações sobre a execução do programa, como a ocorrência de carry e overflow.
(                 ) é o registrador que contém o endereço de memória do topo da pilha, que é a estrutura de dados onde o sistema mantém informações sobre tarefas que estavam sendo processadas e tiveram que ser interrompidas.
(                 ) é o registrador responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que a CPU deverá executar.
1-     Contador de instruções (program counter)
2-     Apontador da pilha (stack point)
3-     Registrador de estado (program status word)

6- Qual a relação/diferença entre memória principal, memória secundária e memória cachê?
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7- O sistema operacional é essencial para o funcionamento de um computador. Sem ele, grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível, ou se apresentaria uma forma complexa para utilização pelos usuários.  Toda vez que um computador é ligado, é necessário que o SO seja carregado da memória secundária para a principal. Como esse processo é ” vulgarmente”  chamado?  ___________________________________________________
8-  Dentre as palavras abaixo, escolha duas para definir.
BARRAMENTO                       PIPELINING                            SOFTWARE                              TRADUTOR            INTERPRETADOR
LINKER                                      LOADER                                    DEPURADOR                          SHELL                       LINGUAGEM DE MÁQUINA

Palavra 1:______________________
Def:_____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________

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Palavra 2:______________________
Def:_____________________________________________________________________________
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segunda-feira, 2 de junho de 2014

Gerenciamento de Memória

1. Sobre o gerenciamento de memória podemos afirmar que:

a) Os programas só executam se estiverem na memória secundária (HD).

b) A memória é um recurso abundante.

c) O DMA é uma forma de controle de entradas e saídas sem a utilização constante do

microprocessador.

d) As instruções dos programas não precisam estar na RAM para serem executadas.

e) Para melhorar o uso da CPU é necessário manter apenas um programa na RAM.


2. Das funções abaixo, qual não faz parte da gerencia de memória?

a) Controlar quais as unidades de memória estão ou não estão em uso.

b) Liberar as unidades de memória que foram desocupadas por um processo que finalizou.

c) Tratar do Swapping entre memória principal e memória secundária.

d) Suspender e retomar processos.

e) Decidir quais processos serão carregados na memória quando houver espaço disponível.


3. Qual das características abaixo não faz parte da técnica de alocação contígua simples?

a) Alocação implementada nos primeiros SO e ainda usada nos monoprogramáveis.

b) Um usuário não pode usar uma área de memória maior que a disponível.

c) Não permitia utilização eficiente de processador e memória.

d) Uma melhoria surgida para essa técnica foi a área de overlay.

e) Um usuário não pode acessar a área do Sistema Operacional.








4. Qual das características da técnica de alocação particionada estática abaixo está errada?

a) Na alocação absoluta, compiladores geram código absoluto.

b) Na alocação relocável, os programas são exclusivos para partições específicas.

c) Os programas não ocupam totalmente o espaço das partições, gerando uma fragmentação interna.

d) Na alocação absoluta, os programas são exclusivos para partições específicas.

e) Na alocação relocável, os programas podem rodar em qualquer partição.


5. Qual das características da técnica de alocação particionada dinâmica abaixo está errada?

a) Ocorre fragmentação interna.

b) Os programas provocam a fragmentação externa.

c) A relocação dinâmica resolve o problema de fragmentação.

d) Essa técnica consome muitos recursos do sistema, como processador, disco, etc.

e) O espaço utilizado por um programa é a sua partição.


6. Qual das características da técnica de alocação particionada dinâmica abaixo está certa?

a) Não ocorre fragmentação interna.

b) Os programas não provocam a fragmentação externa.

c) A relocação dinâmica não resolve o problema de fragmentação.

d) Essa técnica não consome recursos do sistema, como processador, disco, etc.


e) O espaço utilizado por um programa não é a sua partição.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

11 DICAS ATRIBUÍDAS A BILL GATES


  • A vida não é fácil — acostume-se com isso.
  • O mundo não está preocupado com a sua auto-estima. O mundo espera que você faça alguma coisa útil por ele ANTES de sentir-se bem com você mesmo.
  • Você não ganhará R$20.000 por mês assim que sair da escola. Você não será vice-presidente de uma empresa com carro e telefone à disposição antes que você tenha conseguido comprar seu próprio carro e telefone.
  • Se você acha seu professor rude, espere até ter um chefe. Ele não terá pena de você.
  • Vender jornal velho ou trabalhar durante as férias não está abaixo da sua posição social. Seus avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam de oportunidade.
  • Se você fracassar, não é culpa de seus pais. Então não lamente seus erros, aprenda com eles.
  • Antes de você nascer, seus pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as suas contas, lavar suas roupas e ouvir você dizer que eles são “ridículos”. Então antes de salvar o planeta para a próxima geração querendo consertar os erros da geração dos seus pais, tente limpar seu próprio quarto 
  • Sua escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas você não repete mais de ano e tem quantas chances precisar até acertar. Isto não se parece com absolutamente NADA na vida real. Se pisar na bola, está despedido… RUA!!! Faça certo da primeira vez!
  • A vida não é dividida em semestres. Você não terá sempre os verões livres e é pouco provável que outros empregados o ajudem a cumprir suas tarefas no fim de cada período.
  • Televisão NÃO é vida real. Na vida real, as pessoas têm que deixar o barzinho ou a boate e ir trabalhar.
  • Seja legal com os CDFs (aqueles estudantes que os demais julgam que são uns babacas). Existe uma grande probabilidade de você vir a trabalhar PARA um deles.
  • sexta-feira, 23 de maio de 2014

    BLOGS Marketing & TI

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    Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining

    Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining

    Representação de um Data Warehouse
    Data Warehouse é um deposito de banco de dados somente leitura para análise de grandes volumes de informações de outros sistemas, e realizar relatórios de dados acumulados de outros sistemas. O propósito do Data Warehouse será de fornecer um histórico de dados com a possibilidade de criar filtros detalhista afim de se encontrar uma relação pertinente e extrair uma possível informação que possa ser explorada, trazendo uma vantagem competitiva para o organização. Data Mart são banco de dados departamentalizados. A intenção do Data Mart é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados para responsabilidade de cada departamento. È possível trabalhar com Data Mart e Data Warehouse juntos numa organização, sendo os Data Mart departamentais coletores de dados de uma central de Data Warehouse. Data Minig é um processo, uma análise de vasculha de informações pertinentes na procura por padrões não conhecidos, baseando-se em padrões de hipóteses e descobertas. Os padrões de um Data Mining podem ser definidos como fórmulas, regras, funções, entre outras. Text Minig se assemelha muito ao Data Minig, é um processo de vasculha de informações, porém, por padrões ainda não conhecidos baseados em textos. As técnicas de Text Mining são úteis para procura de padrões em textos não estruturados em documentos, artigos, mensagens e sites da internet. Um exemplo seria o serviço de adwords do Google, ou políticas de rastreio de palavras proibidas em conversas chat de atendimento a suporte
    Por Bruno Vieira

    Data Mining (com aplicações em Marketing)

    Transformando dados em vantagem competitiva


    Motivação

    Disponibilidade generalizada da informação, globalização da economia, os avanços tecnológicos, necessidade de ser competitivo, consumidores cada vez mais exigentes e novos canais de distribuição estão transformando os processos tradicionais de fazer negócio nas organizações.

    Perguntas chaves tais como: o que realmente dirige o comportamento do consumidor, vale a pena segmentar ações de comunicação, é melhor lançar novos produtos ou melhorar o atendimento ao consumidor são as mesmas há 10 ou 20 anos, porém, hoje em dia, as respostas são completamente diferentes.

    Empresas de sucesso em todo o mundo estão utilizando cada vez mais a tecnologia para viabilizar suas estratégias de negócio onde o cliente é o foco principal. O uso generalizado de redes de comunicação de dados, o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informações e a evolução constante da tecnologia de banco de dados oferecem uma oportunidade única para a captação de informações estratégicas sobre clientes e seus relacionamentos com empresas, produtos e serviços favorecendo a abertura de novos mercados.

    Dentre as diversas tecnologias que disputam a atenção e preferência das empresas, a análise táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados como ferramenta alavancadora das estratégias de negócio - o data mining - é uma das mais efetivas para aproximar-se dos clientes, aumentar a rentabilidade dos negócios e explorar novas oportunidades.

    O data mining é a ferramenta que permite direcionar os esforços de marketing a partir do conhecimento de quem são os nossos clientes, que produtos e serviços eles compram e quando, como e porque estes produtos são adquiridos. Após reconhecer quem é quem entre seus clientes segundo seu grau de fidelidade, o data mining pode atuar de forma contínua para aumentar o nível de relacionamento destes clientes, otimizando os esforços de mídia nos processos de aquisição de novos clientes.

    Através do data mining é possível elaborar estratégias para transformar suspects em prospects, prospects em buyer e assim por diante até atingir brand advocate. Esta transformação de clientes eventuais ou mesmo não clientes em clientes fiéis deve ser o objetivo de qualquer empresa que pensa em estar viva no médio e longo prazo.

    Em adição, o conhecimento profundo de cada cliente permite prever oportunidades de compra e antecipar as suas necessidades. Na medida em que identificamos o estágio de cada cliente no ciclo de vida podemos criar ações de marketing diferenciadas, escolhendo a qualidade, a mídia, a quantidade de mídia e a linguagem a ser utilizada, minimizando o risco e maximizando o retorno do investimento.

    O segredo é saber oferecer seus produtos e serviços para o cliente certo, no momento ideal, com o preço adequado. Com clientes fiéis, as ações de marketing têm retorno efetivo e imediato, a receita unitária por cliente é maior e o empresário pode escapar do canibalismo da concorrência sobre suas receitas futuras.

    O data mining representa, para muitas empresas, uma grande oportunidade para obter vantagens competitivas sobre os concorrentes, impactando de forma extremamente positiva sobre a taxa de resposta das campanhas promocionais. Além disso, o data mining ajuda na definição de mercado-alvo, otimiza investimentos com propaganda, aumenta a taxa de retenção de clientes, gera oportunidades de vendas não previstas, enfim, transforma o processo de marketing das empresas.

    O uso táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados é um desafio tanto para a área de informática quanto para a área de marketing. Da perspectiva do marketing, a utilização desta tecnologia permite privilegiar atividades, produtos e market shares que maximizem o retorno de investimento, gerem maior impacto sobre os clientes e tenham menor risco. Da perspectiva tecnológica, elas são a conseqüência natural dos sistemas de informação necessários à captura, análise e compartilhamento de todas as facetas do relacionamento da organização com seus clientes.
    fonte:http://portal.nce.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=60&Itemid=93
     
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