sábado, 6 de setembro de 2014
quarta-feira, 6 de agosto de 2014
atividade de sistemas operacionais
As perguntas abaixo são relacionadas aos conceitos de
Hardware e Software (Capítulo 2)
1-
O que é Hardware?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
2-
Dê dois exemplos
de dispositivos de:
Entrada: ________________________________________________________________________________
Saída: ________________________________________________________________________________
3-
Todos os componentes de um computador são
agrupados em três subsistemas básicos. Quais são?
1________________________________________________________________________________
2________________________________________________________________________________
3________________________________________________________________________________
4 – A CPU ou UCP
é composta por dois componentes básicos (A Unidade de Controle-UC e Unidade
lógica e aritmética - ULA).
A UC é responsável por controlar as atividades de todos os
componentes do computador, mediante a emissão de pulsos elétricos gerados por
um dispositivo. Este controle pode ser a gravação de um dado no disco ou busca
por uma instrução na memória. O outro componente, ULA, é responsável por qual
atividade?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
1-sabemos que os registradores são dispositivos de alta
velocidade, localizados fisicamente na CPU, para armazenamento temporário de
dados. Temos registradores de uso geral
e específicos.
De acordo com a definição, escreva o nome do registrador
específico.
( ) é o registrador responsável
por armazenar informações sobre a execução do programa, como a ocorrência de
carry e overflow.
( ) é o
registrador que contém o endereço de memória do topo da pilha, que é a
estrutura de dados onde o sistema mantém informações sobre tarefas que estavam
sendo processadas e tiveram que ser interrompidas.
( ) é o
registrador responsável pelo armazenamento do endereço da próxima instrução que
a CPU deverá executar.
1-
Contador de instruções (program counter)
2-
Apontador da pilha (stack point)
3-
Registrador de estado (program status word)
6- Qual a relação/diferença entre memória principal, memória
secundária e memória cachê?
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
7- O sistema operacional é essencial para o funcionamento de
um computador. Sem ele, grande parte dos recursos do sistema não estaria disponível,
ou se apresentaria uma forma complexa para utilização pelos usuários. Toda vez que um computador é ligado, é
necessário que o SO seja carregado da memória secundária para a principal. Como
esse processo é ” vulgarmente”
chamado? ___________________________________________________
8- Dentre as palavras
abaixo, escolha duas para definir.
BARRAMENTO PIPELINING SOFTWARE TRADUTOR INTERPRETADOR
LINKER LOADER DEPURADOR SHELL LINGUAGEM DE MÁQUINA
Palavra
1:______________________
Def:_____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
Palavra
2:______________________
Def:_____________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Gerenciamento de Memória
1. Sobre o gerenciamento de memória podemos afirmar que:
a) Os programas só executam se estiverem na memória
secundária (HD).
b) A memória é um recurso abundante.
c) O DMA é uma forma de controle de entradas e saídas sem a
utilização constante do
microprocessador.
d) As instruções dos programas não precisam estar na RAM
para serem executadas.
e) Para melhorar o uso da CPU é necessário manter apenas um
programa na RAM.
2. Das funções abaixo, qual não faz parte da gerencia de
memória?
a) Controlar quais as unidades de memória estão ou não estão
em uso.
b) Liberar as unidades de memória que foram desocupadas por
um processo que finalizou.
c) Tratar do Swapping entre memória principal e memória
secundária.
d) Suspender e retomar processos.
e) Decidir quais processos serão carregados na memória
quando houver espaço disponível.
3. Qual das características abaixo não faz parte da técnica
de alocação contígua simples?
a) Alocação implementada nos primeiros SO e ainda usada nos
monoprogramáveis.
b) Um usuário não pode usar uma área de memória maior que a
disponível.
c) Não permitia utilização eficiente de processador e
memória.
d) Uma melhoria surgida para essa técnica foi a área de
overlay.
e) Um usuário não pode acessar a área do Sistema
Operacional.
4. Qual das características da técnica de alocação
particionada estática abaixo está errada?
a) Na alocação absoluta, compiladores geram código absoluto.
b) Na alocação relocável, os programas são exclusivos para
partições específicas.
c) Os programas não ocupam totalmente o espaço das
partições, gerando uma fragmentação interna.
d) Na alocação absoluta, os programas são exclusivos para
partições específicas.
e) Na alocação relocável, os programas podem rodar em
qualquer partição.
5. Qual das características da técnica de alocação
particionada dinâmica abaixo está errada?
a) Ocorre fragmentação interna.
b) Os programas provocam a fragmentação externa.
c) A relocação dinâmica resolve o problema de fragmentação.
d) Essa técnica consome muitos recursos do sistema, como
processador, disco, etc.
e) O espaço utilizado por um programa é a sua partição.
6. Qual das características da técnica de alocação
particionada dinâmica abaixo está certa?
a) Não ocorre fragmentação interna.
b) Os programas não provocam a fragmentação externa.
c) A relocação dinâmica não resolve o problema de
fragmentação.
d) Essa técnica não consome recursos do sistema, como
processador, disco, etc.
e) O espaço utilizado por um programa não é a sua partição.
quinta-feira, 29 de maio de 2014
11 DICAS ATRIBUÍDAS A BILL GATES
A vida não é fácil — acostume-se com isso.
sexta-feira, 23 de maio de 2014
BLOGS Marketing & TI
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Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining
Conceito de Data Warehouse, Data Mart, Data Mining e Text Mining
Representação de um Data Warehouse
Data Warehouse é um deposito de banco de dados somente leitura para análise de grandes volumes de informações de outros sistemas, e realizar relatórios de dados acumulados de outros sistemas. O propósito do Data Warehouse será de fornecer um histórico de dados com a possibilidade de criar filtros detalhista afim de se encontrar uma relação pertinente e extrair uma possível informação que possa ser explorada, trazendo uma vantagem competitiva para o organização. Data Mart são banco de dados departamentalizados. A intenção do Data Mart é dividir a centralização de dados única de um Data Warehouse e levar essa consulta de dados para responsabilidade de cada departamento. È possível trabalhar com Data Mart e Data Warehouse juntos numa organização, sendo os Data Mart departamentais coletores de dados de uma central de Data Warehouse. Data Minig é um processo, uma análise de vasculha de informações pertinentes na procura por padrões não conhecidos, baseando-se em padrões de hipóteses e descobertas. Os padrões de um Data Mining podem ser definidos como fórmulas, regras, funções, entre outras. Text Minig se assemelha muito ao Data Minig, é um processo de vasculha de informações, porém, por padrões ainda não conhecidos baseados em textos. As técnicas de Text Mining são úteis para procura de padrões em textos não estruturados em documentos, artigos, mensagens e sites da internet. Um exemplo seria o serviço de adwords do Google, ou políticas de rastreio de palavras proibidas em conversas chat de atendimento a suporte
Por Bruno Vieira
Data Mining (com aplicações em Marketing)
Transformando dados em vantagem competitiva
Motivação
Disponibilidade generalizada da informação, globalização da economia, os avanços tecnológicos, necessidade de ser competitivo, consumidores cada vez mais exigentes e novos canais de distribuição estão transformando os processos tradicionais de fazer negócio nas organizações.
Perguntas chaves tais como: o que realmente dirige o comportamento do consumidor, vale a pena segmentar ações de comunicação, é melhor lançar novos produtos ou melhorar o atendimento ao consumidor são as mesmas há 10 ou 20 anos, porém, hoje em dia, as respostas são completamente diferentes.
Empresas de sucesso em todo o mundo estão utilizando cada vez mais a tecnologia para viabilizar suas estratégias de negócio onde o cliente é o foco principal. O uso generalizado de redes de comunicação de dados, o aumento da capacidade de processamento e armazenamento de informações e a evolução constante da tecnologia de banco de dados oferecem uma oportunidade única para a captação de informações estratégicas sobre clientes e seus relacionamentos com empresas, produtos e serviços favorecendo a abertura de novos mercados.
Dentre as diversas tecnologias que disputam a atenção e preferência das empresas, a análise táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados como ferramenta alavancadora das estratégias de negócio - o data mining - é uma das mais efetivas para aproximar-se dos clientes, aumentar a rentabilidade dos negócios e explorar novas oportunidades.
O data mining é a ferramenta que permite direcionar os esforços de marketing a partir do conhecimento de quem são os nossos clientes, que produtos e serviços eles compram e quando, como e porque estes produtos são adquiridos. Após reconhecer quem é quem entre seus clientes segundo seu grau de fidelidade, o data mining pode atuar de forma contínua para aumentar o nível de relacionamento destes clientes, otimizando os esforços de mídia nos processos de aquisição de novos clientes.
Através do data mining é possível elaborar estratégias para transformar suspects em prospects, prospects em buyer e assim por diante até atingir brand advocate. Esta transformação de clientes eventuais ou mesmo não clientes em clientes fiéis deve ser o objetivo de qualquer empresa que pensa em estar viva no médio e longo prazo.
Em adição, o conhecimento profundo de cada cliente permite prever oportunidades de compra e antecipar as suas necessidades. Na medida em que identificamos o estágio de cada cliente no ciclo de vida podemos criar ações de marketing diferenciadas, escolhendo a qualidade, a mídia, a quantidade de mídia e a linguagem a ser utilizada, minimizando o risco e maximizando o retorno do investimento.
O segredo é saber oferecer seus produtos e serviços para o cliente certo, no momento ideal, com o preço adequado. Com clientes fiéis, as ações de marketing têm retorno efetivo e imediato, a receita unitária por cliente é maior e o empresário pode escapar do canibalismo da concorrência sobre suas receitas futuras.
O data mining representa, para muitas empresas, uma grande oportunidade para obter vantagens competitivas sobre os concorrentes, impactando de forma extremamente positiva sobre a taxa de resposta das campanhas promocionais. Além disso, o data mining ajuda na definição de mercado-alvo, otimiza investimentos com propaganda, aumenta a taxa de retenção de clientes, gera oportunidades de vendas não previstas, enfim, transforma o processo de marketing das empresas.
O uso táctico-estratégico de informações armazenadas em banco de dados é um desafio tanto para a área de informática quanto para a área de marketing. Da perspectiva do marketing, a utilização desta tecnologia permite privilegiar atividades, produtos e market shares que maximizem o retorno de investimento, gerem maior impacto sobre os clientes e tenham menor risco. Da perspectiva tecnológica, elas são a conseqüência natural dos sistemas de informação necessários à captura, análise e compartilhamento de todas as facetas do relacionamento da organização com seus clientes.
fonte:http://portal.nce.ufrj.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=60&Itemid=93
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